domingo, 2 de março de 2008

Pré...Conceitoooo ?



Constituição de 1988 (art.5º): Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I – Homens e mulheres são iguais e direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.



pRé ...concEiTO...




O preconceito é uma idéia pré concebida, um julgamento, aversão etimologicamente.
Existem várias formas de preconceito, e geralmente são as idéias amorais, tudo o que é descompassado da lei, tudo o que quebra as regras impostas pela sociedade.
Mas que efeitos têm gerado essa palavra no cotidiano?
Alguém já refletiu sobre os danos que o preconceito vêm trazendo a toda sociedade?
Negro, branco, nativo, pobre , europeu, africano, bonito, feio...rico...
O pré julgamento não tem sido somente a negros e pobres, o contexto histórico mundial nos traz um repertório de fatos que degrinem toda a imagem de que todo cidadão é igual perante a lei.
Quem não se lembra do tráfico negreiro... Mas o que todos se esquecem é que também houveram escravidão indígena. Ou então as "peripércias " nazistas , em busca da captura de judeus. Quem disse que é África é um país somente de negros??
Na Grécia antiga, onde as mulheres não podiam votar, os estrangeiros não eram considerados cidadãos, um dos meus propósitos aqui é acabar com a idéia de que o Brasil é um país sem preconceito, mesmo com a miscigenação.

Nem a mistura entre essas raças extinguiram , os vestígios que o preconceito vêm deixando ao longo dos anos. Esse é um assunto muito polêmico abrangente.

Preconceito não é questão governamental, preconceito é questão individual...

Você é uma pessoa preconceituosa?


continua...


Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Nenhum comentário: